SEJA BENVINDA/O!

Venha comigo observar paisagens internas/externas e colher conhecimentos, atitudes ou poesia.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

SACOLAS PLÁSTICAS
A preocupação com nosso planeta deixou os ‘ecochatos’ para se tornar um tema para nações, instituições e indivíduos. Agora mesmo está havendo uma reunião onde os países discutem esse tópico e, claro, os ricos tentam fugir a suas responsabilidades e empurrá-las para ‘os outros’.
Como podemos trazer essa questão para nosso cotidiano e buscar uma forma de contribuir com a Terra? Porque não basta que as soluções sejam buscadas apenas pelos governos, é preciso que cada um faça sua parte. Hoje convido a pensar sobre o quesito instituições e clientes.
Por exemplo: supermercados fazem campanhas para não usarmos sacolas plásticas distribuídas gratuitamente por eles. Ao invés disso, deveríamos utilizar as “sacolas verdes” de pano que eles vendem. Pergunto:
· Não deveriam eles procurar outro tipo de embalagem que não as que oferecem?
· Ao invés das sacolas plásticas ‘gratuitas’, teremos que usar as sacolas plásticas para lixo que eles vendem?
· Deveremos comprar várias sacolas verdes, uma para os frios, outra para verduras, outra para produtos de limpeza, etc.?
É claro, fica a pergunta também para as indústrias que fabricam tais sacolas, garrafas, embalagens de todo tipo: como prosseguir com sua empresa abandonando o plástico? E às refinarias de petróleo, interessa tal debate? Como podemos nos comportar nas compras com essa consciência, preferindo os produtos descartáveis, depois que nos viciamos nos plásticos? Ou dispensar sacolas quando podemos simplesmente colocar uma pequena compra na bolsa?
Fica aberto o debate neste blog também. Aguardo seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário